quinta-feira, 30 de outubro de 2008

As Contribuições das Tecnologias no Cotidiano Escolar


Todos as atividades realizadas no ambiente escolar envolvem tecnologias que vão desde as mais antigas , que de tão comum passam a ser automatizadas como: rádios, relógios, sirenes, livros, dicionários, telefones , vídeos, às mais evoluídas e modernas como: fax, celular, computador, notebook, datashow e os chamados programas de multímidias.
É necessário atualização constante para o uso da máquina, pois esta facilita, agiliza e qualifica o trabalho de qualquer profissional ou setor escolar.
Para os professores a tecnologia é uma ferramenta não só de apóio pedagógico mas principalmente instrumento de motivação do processo de ensino aprendizagem e pesquisa. Com o uso da tecnologia as informações podem acontecer em tempo real e para um maior número de pessoas ao mesmo tempo. A visualização , a sonoridade e a ilustração facilitam a compreensão e conseqüentemente a interação entre alunos e alunos e professor. É possível também enriquecer as informações a partir de um número maior de publicações como livros de diversos autores, revistas, artigos, ensaios,etc.
Os serviços burocráticos se tornam mais eficientes e eficazes e podem ser estudados e comparados cotidianamente através de gráficos, planilhas, tabelas, etc, bem como serem socializados entre as diversas instâncias escolares através
das mensagens instantâneas. Ganha -se em qualidade e otimização do tempo.
Embora a facilidade ao acesso as tecnologias estejam tão presentes no cotidiano escolar e sejam tão úteis ainda encontramos muita resistência ao uso por parte de muitos profissionais devido a falta de conhecimento das mesmas bem como a falta de habilidade em manuseá-las.

Autoria Sonia Taverira – Professora de Inglês da EEM Alfredo Nunes de Melo e PCA da Área de Linguagens e Códigos.

Um comentário:

ALFREDO NUNES disse...

Concordo contigo quando dizes que a utilização das TICs,é nos dias de hoje,fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, e por conseguinte não concebe-se professores que não detenham nem que seja o conhecimento básico da utilização das mesmas. Bom texto