quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Trânsito: um perigo constante




Trânsito: um perigo constante

Kayo Victor

Mundialmente, o trânsito é um dos maiores causadores de morte. Sabendo disso, muitas autoridades tomam decisões e aplicam leis para tentar diminuir o perigo, tomando como exemplo a Lei Seca que está em vigor desde 20 de junho de 2008. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, no Rio de Janeiro 880 pessoas foram socorridas em maio; 905 em junho. Já em julho, foram 789, uma queda de 13% em relação ao mês anterior. Ações como estas mostram que é possível diminuir significativamente o número de vítimas no trânsito e conseqüentemente o número de vítimas no trânsito bem como a preservação de muitas vidas. Nos últimos meses vivenciamos uma polêmica em nossas escolas: a questão do desordenado trânsito de nossa cidade.
Infelizmente, o perigo no trânsito não se restringe mais às grandes cidades. Nossa cidade, Acopiara, localizada na Região centro Sul, interior do Ceará já sofre também as consequências do não cumprimento das leis de trânsito. Aqui, pessoas que não cumprem a lei acham que a falta de sinalização e de não respeito às leis é um benefício.
Enquanto isso várias pessoas inocentes são feridas ou até morrem por falta de atenção dos motoristas. Sabendo que não serão punidos (as), menores de idade, pessoas que não possuem habilitação e até alcoólatras continuam rondando de um lado para outro.
Além disso, o asfaltamento das principais avenidas contribui para uma maior ocorrência de acidentes no desordenado trânsito de nossa cidade. Alguns transportes escolares, por exemplo, põem a vida de muitos estudantes em perigo porque não são adequados e nem passam freqüentemente por revisão. Para comprovar isso, basta conversar com alguns estudantes que utilizam esse serviço.
Se tivéssemos uma fiscalização constante certamente estes problemas seriam resolvidos em sua imensa maioria, no entanto, um projeto de lei que foi enviado à Câmara Municipal com o objetivo de municipalizar o trânsito não foi aprovado. As razões da não aprovação não sabemos ao certo.
Uma coisa é certa: o trânsito em nosso município está numa situação crítica e a população acopiarense precisa urgentemente exigir das nossas autoridades uma solução para esse problema antes que mais pessoas venham a perder suas vidas.
“Texto vencedor das Olimpíadas de Língua Portuguesa: escrevendo o futuro” - 2008 - 1º lugar
Kayo Victor é aluno da 3ª série “A” – Turno
Manhã - 2008.

2 comentários:

Kayo Victor disse...

Acho que tem algo de errado nesse trecho:
"Ações como estas mostram que é possível diminuir significativamente o número de vítimas no trânsito e conseqüentemente o número de vítimas no trânsito bem como a preservação de muitas vidas."

ALFREDO NUNES disse...

Kayo o texto foi digitado da forma que estava